Buscando profissionais...
Isso pode levar alguns segundos...
Nutrição x Nutrologia?
Qual a diferença entre Nutrição e Nutrologia?
As carreiras de Nutricionista e Nutrólogo são de extrema importância para garantir a qualidade de vida de pessoas de todas as faixas etárias. Ambas estão relacionadas à promoção de uma alimentação saudável, por meio de equilíbrio nutricional e bons hábitos alimentares.
Também são valorizadas no mercado de trabalho e contam com vasto campo de atuação. Mas há importantes diferenças na formação acadêmica destes profissionais e no exercício de cada função.
Conheça as principais características que diferenciam a carreira do Nutricionista e do Nutrólogo para identificar o curso que mais combina com você!
A formação do Nutricionista
O Nutricionista deve ter diploma de curso superior em Nutrição. A formação é de grau Bacharelado e tem duração média de 4 a 5 anos. Entre as principais disciplinas, estão:
Anatomia Humana
Biologia
Bioquímica
Composição dos Alimentos
Fisiologia
Psicologia
Química
A formação do Nutrólogo
O Nutrólogo é um profissional formado em Medicina que buscou especialização na área de Nutrição. Precisa cursar Bacharelado em Medicina, com duração média de seis anos, e depois seguir os estudos com uma pós-graduação na área de Nutrologia.
Entre as principais disciplinas, estão:
Nutrição da Mulher
Nutrição do Idoso
Obesidade
Doenças Carenciais
Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Alimentos Funcionais
O que faz um Nutricionista
O Nutricionista verifica as deficiências e excessos nutricionais de cada indivíduo e promove a educação alimentar, indicando a ingestão de alimentos de forma saudável e equilibrada.
Este profissional não receita medicamentos, mas tem a função de montar cardápios adequados e indicar os melhores hábitos alimentares para cada tipo de metabolismo.
Confira suas principais funções:
Coordena programas de alimentação e nutrição.
Define e monitora cardápios de refeições em ambientes coletivos.
Controla a qualidade das matérias-primas, preparo dos alimentos e higiene do processo.
Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupos de tratamento.
O que faz um Nutrólogo
O Nutrólogo faz o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças ligadas ao comportamento alimentar, com a propriedade de prescrever remédios para o controle de patologias. Por lei, somente um médico pode prescrever medicamentos.
Confira as principais atribuições de um Nutrólogo:
Avalia a carência ou o excesso de nutrientes no organismo, por meio de exames.
Determina a ingestão adequada das proteínas ou vitaminas para cada paciente.
Prescreve dietas e medicamentos específicos para cada tipo de disfunção alimentar ou doença ocasionada por hábitos alimentares.
Prescreve a nutrição parenteral, aquela por via endovenosa, a pacientes hospitalizados.
Resumo das principais diferenças:
Nutricionista
Bacharel em Nutrição.
Prescreve dietas e planos de alimentação, individuais ou coletivos.
Planeja e coordena o preparo de refeições.
Nutrólogo
Bacharel em Medicina com especialização em Nutrologia.
Pode prescrever medicamentos, quando necessário.
Diagnostica e trata doenças ligadas a comportamentos alimentares.
Nutrição e Nutrologia são complementares
Os Nutricionistas e os Nutrólogos são, muitas vezes, aliados no tratamento de pessoas com distúrbios ligados à alimentação. O Nutricionista deve indicar um Nutrólogo a pacientes com diagnósticos mais complexos, que necessitem de tratamento por meio de medicamentos.
Já o Nutrólogo deve ter visão ampla da saúde, semelhante a um clínico geral. Precisa entender não só de nutrição, mas relacioná-la a outras áreas como ortopedia, oncologia e cardiologia. É comum, também, que o Nutrólogo indique o acompanhamento de um Nutricionista a pacientes com disfunções alimentares.