Buscando profissionais...
Isso pode levar alguns segundos...
Cardiologia
Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. O médico especialista nessa área é o cardiologista.
Sabemos o coração é um dos principais órgãos do nosso corpo. Afinal, ele tem a função de bombear o sangue e levar oxigênio para todo o organismo. Quando cuidamos bem dele, aumentam muito as chances de termos uma vida saudável.
Por outro lado, quando nos alimentamos mal e temos uma vida sedentária, entre outros hábitos inadequados, estamos contribuindo para o surgimento de diversas doenças cardíacas, um mal que causa mais de 17 milhões de mortes todos os anos no mundo.
Também existem – é importante salientar – doenças cardíacas congênitas, aquelas que trazemos desde o nascimento e que são igualmente graves. No entanto, a maioria das anomalias cardíacas é adquirida ao longo dos anos, com nossos hábitos de vida.
Conheça agora as principais doenças que afetam o coração:
1. Doença arterial coronariana
Também chamada de aterosclerose coronariana, é a formação e acúmulo de placas de tecido fibroso e colesterol na parede dos vasos, o que impede a passagem do sangue.
Quando o entupimento ocorre em uma artéria que alimenta o coração, o tecido cardíaco pode “morrer”, provocando o infarto.
2. Insuficiência cardíaca
É resultado da hipertrofia de partes do músculo cardíaco, responsável pelo bombeamento do sangue. Por diversas causas, a região interna do órgão pode ficar maior e mais grossa, ocupando o espaço que deveria servir de passagem do sangue.
Com isso, o coração não consegue bombear a quantidade necessária de sangue para o organismo, e os órgãos e tecidos acabam sem oxigênio e nutrientes suficientes.
3. Arritmia cardíaca
Trata-se de uma alteração no ritmo do coração, causada principalmente por distúrbios elétricos, mas que pode ser consequência de um infarto, hipertensão arterial, entre outras razões.
Esse distúrbio pode causar o aumento da frequência cardíaca (taquicardia), a sua redução (braquicardia) e batimentos irregulares ou a mais (extrassístole).
4. Doenças valvárias
As válvulas são responsáveis por controlar o fluxo de sangue nas câmaras do coração (ventrículos e átrios). Quando seu funcionamento é comprometido por infecções ou reumatismos, o coração não consegue bombear o sangue de forma adequada para o resto do corpo.
5. Pericardite aguda
É a inflamação repentina do pericárdio, geralmente causada por vírus ou, em menor escala, por alguma lesão. Quando isso ocorre, o pericárdio tende a reagir aumentando a quantidade do líquido que faz parte da sua composição.
Esse excesso de líquido causa pressão no coração, não permitindo que ele encha corretamente as suas câmaras. Com isso, menos sangue, nutrientes e oxigênio são enviados para o restante do organismo.
6. Doenças vasculares
Inclui qualquer condição que afeta os vasos sanguíneos e linfáticos. Existem várias doenças que podem afetar o funcionamento desse sistema e ter consequências para o coração, desde varizes até aneurismas.
Prevenindo as doenças
A prevenção a esse tipo de doença passa muito pelo nosso estilo de vida.
Alimentação: evite o excesso de sal, que eleva a pressão sanguínea, e de alimentos ricos em gorduras, como carne vermelha e queijos amarelos; prefira frutas, cereais, peixes e azeite de oliva. Invista também em vegetais verde-escuros, linhaça, suco de uva e outros alimentos ricos em flavonoides, componente relacionado à desobstrução dos vasos sanguíneos.
Combata o estresse: já existem comprovações científicas que preocupações diárias com problemas pessoais, excesso de trabalho e frustrações, entre outros sintomas de estresse, desencadeiam reações que interferem no bom funcionamento do coração.
Pratique atividades físicas: quando fazemos exercícios regularmente, o coração trabalha com mais eficiência e menor esforço. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Além disso, ao se exercitar aumentam as chances de você ficar em forma, o que também previne o risco de doenças cardiovasculares.
Não fume: o tabagismo aumenta a frequência cardíaca, contrai as artérias e pode causar graves irregularidades nos batimentos cardíacos, aumentando a carga de trabalho do coração.
Vá ao médico regularmente: quanto antes você descobrir problemas no coração, maiores são as chances de cura. Hoje há inúmeros exames capazes de diagnosticar e até mesmo antecipar futuras doenças cardíacas.